terça-feira, 29 de novembro de 2011

Bagas de Goji


Descobri recentemente as bagas goji, num workshop de culinária vegetariana, e fiquei fã!

Goji é o nome dos frutos da planta Lycium barbarum, originária das montanhas do Tibete. As bagas são vendidas no seu estado seco, ainda cruas, desidratadas ao sol.
 
As bagas goji contribuem para uma vida alegre, energética e saudável. Saborosas, fáceis de incorporar no dia-a-dia. Podem ser comidas directamente do pacote ou adicionadas a cereais de pequeno-almoço, iogurte, saladas de frutas, batidos, como se tratasse de qualquer outra fruta seca. Se preferir também pode reidratá-las, em água, ficando assim mais macias.


As bagas goji ou goji berries são provavelmente a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta. São uma fonte de proteína completa. Contêm 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais ao corpo humano. Contêm até 21 minerais, entre os quais: zinco, ferro, cobre, cálcio, selénio e fósforo. Da sua composição fazem parte também vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. Mas, para além disso, possuem também polissacarídeos, que fortificam o sistema imunitário, sendo que este é um dos elementos responsáveis pelo seu extraordinário efeito anti-envelhecimento.

Bem, se ainda não ficou convencido(a), veja a lista que se segue:

Benefícios das Bagas Goji
  • Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade
  • Promove a energia e bem-estar em geral
  • Protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias
  • Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável
  • Alguns estudos apontam como tendo propriedades anti-cancerígenas
  • Combate a artrite
  • Baixa o colesterol
  • Equilibra os níveis de pressão do sangue
  • Ajuda no processo digestivo e na perda de peso
  • Melhora os níveis de insulina nos diabéticos
  • Melhora as cataratas, a visão turva e a audição
  • Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins
  • Fortalece os ossos e os tendões
  • Mantém um sistema nervoso saudável
  • Protege a pele dos danos causados pelo sol
  • Aumenta a líbido e o desempenho sexual
  • Promove a fertilidade
Têm ainda a propriedade de o fazer rir e sorrir durante o dia todo :-) Por isso há quem lhes chame de happy berry ou smiling berry.

Tendo em conta que as bagas Goji não são muito baratas, se tiver jeito para agricultura, poderá facilmente plantá-las na sua horta. Veja aqui as instruções de como fazê-lo.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

10 motivos para comer linhaça


1. Bom para regular o intestino! É um laxante natural. Para quem tem problemas de prisão de ventre, a semente de linhaça é um remédio santo.

2. Ajuda emagrecer! A linhaça ajuda porque tem uma grande quantidade de fibras (4 vezes mais que na aveia) prolonga o estado de saciedade. 

3. Ajuda a controlar os níveis de colesterol. Por ser rica em ómega-3 e ómega-6, gorduras monoinsaturadas que ajudam na redução do LDL (mau colesterol).

4. Deixa a pele com aspecto mais saudável. Pesquisas apontam que alguns compostos do grão de linhaça e principalmente o  ómega-3 actuam nas membranas celulares (deixam mais permeáveis e altera o fluxo sanguíneo) e contribuem na integridade da epiderme. Se tiver muitas espinhas, trate de incluir essa sementinha na sua alimentação!

5. Actua na redução da retenção de líquidos. Por ser desintoxicante facilita esse processo.

6. Dá energia e vitalidade. Está com preguiça? Anda afastada do ginásio? A linhaça dá-lhe energia e ajuda-a a ser mais activa no dia-dia.

7. Auxilia no combate ao cancro. Pesquisas apontam que a linhaça é capaz de diminuir o risco de tumores, especificamente de cólon, próstata e mama.

8. Reduz os sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual) e da Menopausa. O grão é rico em “lignana” (um fitoesteróide que "imita" a acção do estrogénio) que contribui para isso.

9. Contribui para regular os níveis de açúcar no sangue. Por isso é óptima para diabéticos!

10. Fortalece o sistema imunológico. Reduz as manifestações alérgicas e contribui no tratamento de gripes e resfriados.

Fonte: Mulher digital
Mais informações em Wikipedia



A dose diária recomendada é de 2 colheres de sopa por dia. Utilize as sementes de linhaça, trituradas ou inteiras, no seu iogurte, nas suas saladas, nas sopas, nos bolos, em pães. A digestão e a absorção da linhaça é facilitada se a mesma for triturada.

Uma dica para melhorar o funcionamento intestinal: Coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe repousar durante a noite. De manhã, em jejum, beba essa água (fica tipo um gel). Não desperdice as sementes e utilize-as no seu iogurte.

Lembre-se que pelo simples facto de consumir a linhaça não irá emagrecer, mas aliada a uma dieta saudável e exercício físico moderado ela é um óptimo complemento!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

help


Infelizmente quando fico algum tempo sem dizer nada é sinal de que não ando a perder peso. Nas refeições principais continuo a comer comida saudável, mas não consigo resistir ao pão e, de vez em quando, a alguns doces... Consegui viver muito tempo seguindo a dieta ampla da Naturhouse, mas ultimamente não consigo. Sinto falta dos hidratos de carbono!


Preciso urgentemente de arranjar um plano alimentar menos restritivo e que o possa seguir para o resto da vida sem entrar em desespero :)