quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Entrevista à Susana

 O Delícias Saudável decidiu convidar algumas pessoas para partilharem connosco como tem sido a sua reeducação alimentar. Que os seus testemunhos nos motivem a ter uma alimentação saudável.
A primeira convidada é a Susana, dos blogues: O Blog da Família Antunes e A cozinha da família Antunes


DS: Conta-nos um pouco de ti e o que te motivou a fazer dieta.
O meu nome é Susana, tenho 36 anos, meço 1,55m e pesava 75kg.
Desde sempre os quilos a mais acompanharam-me. Sou muito gulosa e não posso passar sem o chocolate.O que me motivou a fazer dieta foi o facto de o meu irmão do meio ir-se casar e convidar-me para ser a madrinha. Desde essa altura me questionava como iria eu "caber" num desses vestidos lindos de madrinha. E assim surgiu a vontade de fazer dieta, mas desta vez a valer!

DS: Quem te acompanhou durante a tua dieta?
Assim que me decidi a fazer dieta, e de acompanhar o testemunho da Manuela com a sua dieta da Naturhouse, ao passar por uma loja resolvi entrar e marcar também uma consulta e em boa hora o fiz.

DS: Isso alterou os teus hábitos alimentares?
Sem sombra para dúvidas. Actualmente a minha profissão, camionista, não me permite levar uma vida de hábitos alimentares saudáveis. Os horários das refeições nem sempre são cumpridos e às vezes nem tempo para elas existe. Saltava muitas refeições e muitas das vezes comia fora de horas e deitava-me logo a seguir. O trabalho ditava quando se comia, onde se comia e o que se comia. Com a Naturhouse aprendi muitas coisas. A primeira coisa que fiz foi ir às compras e escolher alimentos saudáveis. Passei a fazer 5 refeições diárias. As frutas começaram a abundar tanto em casa como no camião. Os cereais deixaram de ser o meu jantar preferido fora de horas, passando os iogurtes magros para a linha da frente. Aos poucos e poucos o chocolate deixou de ser importante e as saladas passaram a ter um papel principal.

DS: Que dificuldades encontraste durante a dieta?
O início foi muito complicado, conseguir fazer as 5 refeições foi sem dúvida uma batalha. As viagens urgentes continuavam e não podia prejudicar o trabalho. Mas com a ajuda da minha cara metade isso foi ultrapassado. Outra coisa que me ajudou muito e me facilitou bastante nesta etapa foi o facto dele também ter aderido à minha dieta, assim não era necessário fazer duas comidas diferentes. 
Outra dificuldade foi o facto de ter que beber muita água, pois eu estava habituada a beber apenas quando tinha sede. Para me disciplinar todos os dias fazia 2 litros de chá que ao longo do dia ia bebendo, cumprindo assim os meus objectivos. Claro que se bebia muita água significava que tinha de ir à casa de banho muitas mais vezes, o que se pode tornar bastante complicado quando se vai de viagem num camião. Passei a ver as minhas paragens de 30 em 30 minutos como algo divertido :)
O exercício físico que até aqui não existia passou a existir,  passei a dar muitas voltas ao camião e a ir às vilas a pé para comprar legumes frescos. Sem dúvida ver os números na balança a subtrair foi o melhor dos incentivos.

DS: Quanto peso perdeste e em quanto tempo?
Eu visitei a Naturhouse em Março de 2010 e para chegar ao meu peso saúde tinha que perder na totalidade 20kg. O casamento foi em Agosto do mesmo ano e perdi até essa altura 12kg.

DS: Que impacto isso teve na tua saúde e na tua vida?
A minha saúde melhorou e bastante, nomeadamente o meu colesterol baixou e deixei de ter crises de vesícula.
Fez muito bem à minha auto-estima ouvir as pessoas dizerem como eu estava bonita e magra.
Passei a vestir roupas que antes não conseguia vestir e estavam guardadas em "standby". E o mais importante foi que consegui concretizar o meu objectivo inicial que era ser uma madrinha bonita :)

DS: Conseguiste manter o peso? Porquê?
Eu devia ter continuado com as minhas idas à Naturhouse e assim alcançar o objectivo final de perder 20kg, mas por motivos que eu nunca cheguei a compreender a loja fechou no mês de Outubro do mesmo ano e eu tive muitas dificuldades em conseguir encontrar outra numa localidade que respondesse às minhas necessidades. Desde esse dia fui facilitando, aos poucos o chocolate voltou a entrar na minha vida, bem como os doces e até hoje recuperei 6kg.

DS: Que conselho darias a quem necessita perder peso?
Que encontrem uma motivação para darem início à vossa reeducação alimentar. Tenham em conta que todos nós somos diferentes e que cada pessoa tem o seu ritmo de perder peso, mas nunca desistam dos vossos objectivos. E não se esqueçam que é muito importante ser acompanhado por um profissional qualificado e seguir as consultas até ao fim.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Saiba o mês certo para comprar frutas e legumes


Todas as frutas e legumes têm a sua época.
Para saber a altura ideal para saborear cada alimento verifique o calendário, da Deco Proteste, disponível para download. Ao consumir na época própria, aproveita todo o seu sabor e a melhor relação entre qualidade e preço. A fruta e os legumes são essenciais numa alimentação saudável.
Por dia, o mínimo é de cerca de 400 gramas ou 5 doses.

Calendário da fruta
Calendário de legumes

sábado, 1 de outubro de 2011

Canela



 Estudos da Associação de Medicamentos dos Estados Unidos (USDA) indicam que o uso de canela na quantidade de uma colher de chá diariamente reduz significantemente o açúcar no sangue e melhora a taxa de colesterol (LDL e triglicerídeos).

Além disso, a  canela sacia a fome e contem substância antioxidantes e anti-inflamatórias que melhoram o metabolismo da gordura.

Então, adicione canela na sua dieta, seja no chá, no café, cereais, iogurtes, pois este é um excelente alimento.